AeroTéc: o será o céu o limite?

O AeroTéc é o Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeroespacial do Técnico e dedica-se à construção de protótipos, à participação em competições e à promoção da engenharia aeroespacial, não só junto da comunidade académica como do público em geral.

Em entrevista ao DEEC, Clara Martins e Gonçalo Machado, ambos estudantes de Engenharia Aeroespacial, falaram sobre os mais recentes projetos do núcleo, assim como sobre o que os motivou a entrar no AeroTéc.

A Engenharia Eletrotécnica está presente em todo o setor aeroespacial. (...) Toda a parte de eletrónica é essencial para conseguirmos controlar e obter dados durante o voo; sem essa parte, nada seria possível.

Gonçalo Machado, estudante do Mestrado em Engenharia Aeroespacial e Presidente do AeroTéc

A Engenharia Aeroespacial integra diferentes áreas de investigação, entre elas Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e Eletrónica. O AeroTéc divide-se em 9 projetos, na sua totalidade.

No âmbito da prototipagem, os estudantes destacam o RED - Rocket Experiment Division - que tem como objetivo o desenvolvimento e testagem de rockets desde 2017. Neste projeto, os estudantes adquirem conhecimentos práticos sobre os sistemas eletrónicos do rocket, incluindo a integração de GPS e de sensores de altitude, dos sistemas de controlo, de propulsão e de recuperação, sendo que o último inclui sistemas de ejeção e de line-cutting, que permitem a abertura dos paraquedas e o retorno seguro do protótipo.

Ao longo dos últimos anos, os estudantes apresentaram na competição EuRoc -European Rocketry Challenge - o Aurora 2.0 (2018), o Aurora 2.0 (2019), o Blimunda (2021), o Baltasar (2022), o Camões (2023) e o Adamastor (2024). Todos os anos, através desta competição, criada pela Agência Espacial Europeia, os estudantes têm a oportunidade de ter contacto com equipas universitárias e com a indústria de toda a europa, nas várias categorias.

O meu principal objetivo, ao entrar no núcleo, foi aprender mais sobre a área, ter mais conhecimentos sobre o setor aeroespacial e ganhar valências para o futuro, para o mercado de trabalho.

Gonçalo Machado, estudante do Mestrado em Engenharia Aeroespacial e Presidente do AeroTéc

Gonçalo Machado soube da existência deste projeto enquanto estudava no ensino secundário, algo que influenciou a escolha do Técnico, ao se candidatar ao ensino superior. Conheceu o RED pelas redes sociais e, através deste núcleo, já participou em duas edições do EuRoc, a competição onde o Técnico foi 2 vezes vice-campeão e tem ganho vários prémios. Entre os benefícios de pertencer ao AeroTéc, o estudante destaca a importância do contacto com ambiente de competição internacional.

Equipa AeroTéc com Camões, EuRoc 2023

Já o ATLAS - Systems & Aeronautics tem como objetivo a construção de aeronaves não tripuladas e com capacidade de voo autónomo para monitorização florestal para prevenção de incêndios e resgate em situações de emergência. Neste caso, os alunos desenvolvem os vários componentes da aviónica da aeronave, assim como os algoritmos para o controlo da mesma e os mecanismos de computer vision, que permitem a vigilância das florestas. Os protótipos desenvolvidos também participam em competições internacionais como a Air Cargo Challenge (ACC). Nos últimos anos, os estudantes construíram o ACC 2024, o Pegasus, o Olissipo, o UAV-ART e o X-Plane.

Além de também ter participado na EuRoc 2024, Clara Martins já competiu no ACC e realça a importância da comunicação dos diferentes membros da equipa, assim como da experiência partilhada com estudantes de outros países. A estudante da Licenciatura em Engenharia Aeroespacial sublinha que entrou para o núcleo com o objetivo de aprofundar os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares através de atividades práticas: "queria acabar por por as 'mãos nas massa' em algo relacionado com o curso".

Quando questionada sobre o maior desafio que os estudantes enfrentam, Clara realça a integração dos diferentes tipos de sistemas referidos para criar uma aeronave funcional.

Acho que além de toda a parte de aquisição de conhecimento, que acaba por ser um desafio por si só, [a maior dificuldade], é perceber como todos os sistemas se integram num só protótipo.

Clara Martins, estudante da Licenciatura em Engenharia Aeroespacial e Vice-Presidente do AeroTéc
Equipa AeroTéc -ACC 2024, Air Cargo Challenge 2024

Ainda na área da prototipagem, o AerTéc possui também o Blue, um projeto onde os estudantes constroem modelos de motores a jato, através de métodos como maquinação e impressão 3D. Por último, os alunos também promovem um curso de introdução a aeromodelismo, onde, através de 6 sessões, os participantes desenvolvem um aeromodelo capaz de voar, e workshops com estudantes desde o ensino secundário até ao universitário.

O AeroTéc é também responsável pela Revista Aeroespacial e pela organização da Semana Aeroespacial, que promove todos os anos o contacto entre a comunidade académica e as empresas em que os vários estudantes poderão vir a trabalhar. Clara e Gonçalo afirmam que a passagem pelo AeroTéc, além de ter um forte papel no desenvolvimento de pesquisa por parte dos alunos, é também uma preparação para a vida profissional, onde poderão contribuir para o desenvolvimento do setor aeroespacial em Portugal.

[Integrar o AeroTéc] não se limita a por em prática os conhecimentos que aprendemos nas aulas. Aprendemos muito mais.

Clara Martins, estudante da Licenciatura em Engenharia Aeroespacial e Vice-Presidente do AeroTéc

Fotografias: AeroTéc

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