Calendário de matrículas e primeiros passos para o ano letivo 2025/26

Existem diferentes datas e prazos para as matrículas no Técnico, dependo da forma de ingresso e do grau académico que os alunos irão iniciar, devendo ter em conta o seguinte calendário:
- Licenciatura (Concurso Nacional de Acesso): 25 a 28 de agosto (1.ª Fase), 15 a 17 de setembro (2.ª Fase) e 1 a 3 de outubro (3.ª Fase)
- Licenciatura (Maiores de 23): 25 de agosto a 1 de setembro
- Licenciatura (Titulares Curso Médio / Superior): 22 de agosto a 1 de setembro
- Licenciatura (Mudança de Par Instituição / Curso): 22 de agosto a 1 de setembro
- Mestrado: 22 de agosto a 1 de setembro
- Licenciatura e Mestrado (Estudantes Internacionais): O Núcleo de Admissões Internacionais entrará em contacto com os Estudantes Internacionais de forma a agendar o processo de matrícula
- Estudantes de Mobilidade (incoming): deverão realizar o registo após validação da candidatura, no período indicado pelo Núcleo de Mobilidade de Cooperação Internacional, dependendo do seu acordo de mobilidade.
As matriculas podem ser efetuadas entre as 9h do 1.º dia e as 17h do último.
Como posso realizar a minha matricula?
Antes de iniciar o processo de matrícula, é necessária a criação de um perfil na plataforma connect. Aconselha-se a realização deste processo com recurso à Chave Móvel Digital, associada ao Cartão de Cidadão, para que a matrícula seja mais simples e autónoma. A Chave Móvel Digital pode solicitar-se no portal Autenticação.Gov.
No entanto, a criação do perfil pode também ser feita através da leitura do Cartão de Cidadão (com leitor de cartões, pin de autenticação e pin de morada) ou com chave de Ativação da DGES (para estudantes do Concurso Nacional de Acesso), devendo preencher os dados pessoais iguais aos utilizados na candidatura e o código no e-mail de notificação da colocação, enviado pela DGES.
A matrícula inicia-se a partir do menu Colocações (Plataforma Connect > Portal de Admissões > Colocações).
Após o preenchimento do formulário, são atribuídos o número de estudante e a identidade digital do Técnico (Técnico ID), seguindo-se as seguintes atividades de embarque:
- gestão da cedência de dados;
- definição da palavra-passe associada à conta Técnico ID;
- criação do endereço de e-mail institucional;
- pedido de cartões de estudante;
- preenchimento do inquérito sobre o perfil de estudante;
- apresentação de documentação (caso seja indicado).
Boas-vindas e semana de acolhimento
Entre os dias 1 e 3 de setembro, os novos estudantes serão recebidos pela comunidade, sendo convidados a participar na sessão de boas-vindas ao Técnico, numa visita ao campus e na sessão de apresentação do curso correspondente. Irão conhecer os coordenadores do curso, os mentores, a Associação de Estudantes, os núcleos de estudantes, o tutor e os órgãos de gestão do Técnico.
O programa de acolhimento para os estudantes da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores contará com diferentes desafios, workshops e conversas com alunos e alumni ao longo dos 3 dias. Consulte o programa aqui.
Durante o fim de semana (6 e 7 de setembro), decorrem ainda atividades culturais e sociais para os novos estudantes conhecerem a cidade de Lisboa e os futuros colegas. O horário das atividades será enviado aos alunos.
As boas-vindas aos estudantes que ingressem pelo CNAES, na 2.ª Fase, decorrerão nos dias 16 e 17 de setembro. O acolhimento dos ingressados na 3.ª Fase, acontecerá posteriormente em articulação com o Núcleo de Apoio ao Estudante do Técnico.
Estudantes de 3.º ciclo são recebidos, mais tarde, no evento PhD Open Days.
Para mais informações, consulte o site do Técnico.