"Clean Energies and Sustainability": Pedro Carvalho aborda os desafios da transição energética

Após o debate "Live and Health", decorreu a sessão "Clean Energies and Sustainability", que contou com a presença de Pedro Carvalho, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) e investigador no INESC-ID, Fátima Montemor, Tiago Domingos e Manuel Duarte Pinheiro, docentes do Técnico. O debate abordou o crescimento das energias renováveis, as mudanças que serão necessárias na rede elétrica, a longo prazo, assim como os desafios que os investigadores enfrentam nesta área.

Debate: "Clean Energies and Sustainability" (Bruno Gonçalves, Fátima Montemor, Pedro Carvalho, Tiago Domingos e Manuel Duarte Pinheiro da esquerda para a direita respetivamente)

Pedro Carvalho destacou que, ao longo dos últimos anos, o consumo de eletricidade tem aumentado de forma considerável, sendo expectável que duplique no prazo de 25 anos. Simultaneamente, terá aproximadamente 100% de origem em fontes renováveis. No entanto, os recursos renováveis têm uma elevada variabilidade por dependerem de fenómenos naturais, o que contribui para a instabilidade da rede elétrica. Desta forma, é necessária a procura de soluções que minimizem esta questão, algo que abre novos caminhos de investigação.

Debate: "Clean Energies and Sustainability", PhD Open Days 2025

O investigador referiu ainda que as variações podem causar congestionamento na rede, caso não exista uma adaptação dinâmica a este sistema, dando como exemplo de solução o recurso a redes inteligentes (smart grids), com capacidade de resposta em tempo real. Por outro lado, é também necessário adaptar os desequilíbrios à rede através de serviços de flexibilidade - tendo em conta a geração e armazenamento de energia. Desta forma, Pedro Carvalho sublinhou que os investigadores têm como objetivo minimizar o problema tanto a nível temporal como espacial - equilibrando a produção e o consumo de energia de forma a não sobrecarregar a redes em determinados pontos.

A sessão terminou com algumas perguntas, por parte de membros do público.

Tópicos: