"Qual o mestrado ideal para mim?", com João Pimentel

No passado dia 25 decorreu, no campus do Taguspark, a palestra “Qual o mestrado ideal para mim?”, com o objetivo de esclarecer aos estudantes as diferenças entre o Mestrado em Telecomunicações e Informática e o Mestrado em Informática e Computadores. A sessão contou com a presença de Matilde Capelo, presidente do Núcleo de Estudantes de Engenharia de Telecomunicações e Informática, de João Pimentel, em representação do Mestrado em Engenharia em Telecomunicações e Informática (METI), e de João Andrade, do Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores (MEIC).
Após a apresentação dos oradores, decorreu a conversa entre os oradores e os vários alunos presentes onde foram abordados vários tópicos como as especializações de mestrado e unidades curriculares disponíveis, a investigação de temas para a tese, a escolha de um orientador para a mesma e a participação em programas de Erasmus. Os estudantes tiveram a oportunidade de colocar questões diretamente aos alumni de mestrado, conhecendo também um pouco do percurso dos mesmos.

João Pimentel aconselhou os alunos a definirem o mais cedo possível o tema da dissertação e a escolha do orientador, tendo em conta a experiência dos diferentes professores. O alumnus possui especial interesse em arquitetura e gestão de redes e sistemas e em cibersegurança, que foi o tema da sua tese, orientada pelo professor Rui Valadas. O seu gosto por esta área teve cresceu com o contacto com uma unidade curricular sobre a mesma, durante o primeiro ano do mestrado, e, ao longo da palestra, destacou a importância da investigação nesta área, referindo que os ataques informáticos estão em constante evolução.
Realçou também a necessidade de estudantes basearem a sua escolha na pesquisa sobre os planos curriculares e na procura pela interseção com os seus interesses para a vida profissional, uma vez que o mestrado aprofunda conhecimentos especializados que serão úteis no futuro.
A minha dica é tentar pesquisar o máximo e tentar perceber que unidades curriculares se adequam aos vossos gostos.
João Pimentel, alumnus de METI
Por outro lado, João Andrade, alumnus de MEIC, sublinhou também a importância de os alunos realizarem estágios de verão, de forma obterem experiência profissional e adequarem a escolha do mestrado com base na mesma.
A sessão terminou após o esclarecimento de todas as dúvidas dos alunos.