Alumnus António Jerónimo recebe Prémio REN 2024
O prémio visa distinguir as melhores teses de mestrado no âmbito da energia, nas áreas de Computação, Engenharia, Economia, Física, Matemática e Sistemas de Informação, a nível nacional.
O antigo estudante de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, António Jerónimo, foi o terceiro classificado da última edição do Prémio REN com a tese “Modelling Electric Vehicle Charging Stations Flexibility for Long-Term Distribution Network Planning”, desenvolvida no Instituto Superior Técnico. A cerimónia decorreu na tarde do dia 12 de novembro, no Hotel Ritz, em Lisboa. O alumnus já tinha sido vencedor do Prémio de Mérito Engenheiro Fernando Ivo Gonçalves, no ano letivo 2021/2022.
A tese de mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores desenvolvida por António Jerónimo propõe “um modelo de flexibilidade de estações de carregamento de veículos elétricos” que, com base em parâmetros como os perfis típicos de ocupação, carga e taxa de chegada de veículos elétricos, quantifica as capacidades dos operadores de pontos de carregamento na modificação do consumo das estações de carregamento, através de técnicas de deslocamento de carga, para responder a pedidos de serviços de flexibilidade por parte do operador da rede de distribuição, “contribuindo assim para uma melhor gestão da rede de distribuição”, explica.
O trabalho do agora alumnus do Técnico decorreu “no âmbito do projeto EV4EU”, um projeto europeu que o Instituto Superior Técnico e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID) integram. Tem como objetivo “desenvolver soluções que promovam a integração de veículos elétricos com energias renováveis, reduzem as emissões de gases com efeito de estufa e contribuem para uma mobilidade mais sustentável”, enquadra . O mesmo projeto permitiu ao antigo aluno publicar um artigo científico, “apresentado na conferência 2023 International Conference on Smart Energy Systems and Technologies (SEST), realizada na Turquia”, conta.
Para António Jerónimo, “o prémio representa uma oportunidade de validar e valorizar o trabalho técnico desenvolvido durante a tese de mestrado”, sendo também “um marco de valorização profissional” e “um incentivo para continuar a trabalhar na vanguarda deste setor tão dinâmico e fundamental para o nosso futuro”, conclui.
Notícia: Técnico
Fotografia: REN