Fábio Dias e Afonso Vale vencem prémio Prof. Luís Vidigal

No dia 4 de julho, durante o Master@DEEC, Fábio Dias, mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, e Afonso Vale, mestre em Engenharia Aeroespacial, foram distinguidos com o Prémio Professor Luís Vidigal, que tem como objetivo galardoar anualmente mestres do Técnico autores das Dissertações de Mestrado que reúna as melhores características científicas, de inovação e qualidade em temas enquadrados nas áreas científicas da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e Informática.

Fábio Dias foi premiado com a tese Ultra-Compact Sigma-Delta Modulator for Organ-on-Chip Systems, orientada por Jorge Fernandes, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, e Diogo Caetano, investigador do INESC MN. A sua tese foca-se no desenvolvimento de tecnologias Órgão-em-chip, dispositivos que replicam as condições de certos órgãos do corpo humano que podem ser utilizadas para a testagem de fármacos ou medicamentos, de forma a evitar reações adversas, após a administração dos mesmos. Por outro lado, esta tecnologia também tem como objetivo reduzir os testes em animais e diminuir os custos associados ao processo.

Fábio Dias, vencedor do Prémio Prof. Luís Vidigal

Afonso Vale foi distinguido com a tese Design, Control and Testing of a Trimodal Unmanned Aerial Vehicle, orientada por Meysam Basiri, investigador no Instituto de Sistemas e Robótica, e por Frederico Afonso, docente do Técnico, que consiste no desenvolvimento de um veículo modular, com a capacidade de adaptação a diferentes meios, de acordo com os requisitos da missão, seja no solo ou no ar, podendo inclusivamente evitar obstáculos e deslocar-se verticalmente, trepando paredes. Este dispositivo pode ser utilizado, por exemplo, para a agricultura ou para a monitorização de incêndios, tendo potenciais aplicações na inspeção de superfícies, ou missões de inspeção em ambiente desconhecido.

Professor Luís Silveira, Afonso Vale, professora Isabel Ribeiro e professor Nuno Horta (da esquerda para a direita, respetivamente)

A cerimónia contou com a apresentação do prémio, por parte do professor Luís Silveira, que deu a conhecer um pouco do percurso de Luís Vidigal, marcado pela sua ligação ao ensino e pelo seu espírito de inovação para promover a criação de produtos, serviços e empresas.

De seguida, foram anunciados os vencedores, que realizaram uma breve apresentação dos seus trabalhos.

👉Veja a fotogaleria completa aqui, carregando no botão verde após este link.

Tópicos: