Projeto FRIENDS distinguido com uma menção honrosa

O Prémio Inovação - Pedro Oliveira distingue os projetos de investigação que a Exame Informática considerou como os mais inovadores do ano. A edição deste ano do “Melhores e Maiores do Portugal Tecnológico" distinguiu um projeto de investigação do Técnico, constituído por uma parceria entre o Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), o Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), o Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN) e o Instituto de Telecomunicações (IT) da Universidade de Aveiro.

O grande evento, organizado pela Exame Informática e pela VISÃO, distingue anualmente empreendedores, inovadores e empresas da área da Tecnologia, nas categorias: Marca Nacional, Fabricante do Ano, VOLT, Responsabilidade Social, Serviço Digital e Inovação - Pedro Oliveira.

O projeto FRIENDS foi distinguido com uma menção honrosa na categoria Inovação - Pedro Oliveira e o Professor do IST e Investigador do IPFN Alberto Vale esteve presente na cerimónia que decorreu no dia 23 de novembro, na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa.

O Projeto FRIENDS - Fleet of dRones for radIological inspEction, commuNication and reScue Development - visou o desenvolvimento de uma solução com veículos aéreos não tripulados (UAV) para apoio à comunicação em missões de busca e salvamento. Um objetivo com particular ênfase em cenários de catástrofe e na presença de material radioativo, em que os UAV permitem uma inspeção e monitorização mais segura.