Tese de aluno do MEEC distinguida na área de Telecomunicações

João Serra, antigo aluno do mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, é o autor da melhor tese de mestrado na área de Telecomunicações.  O jovem foi distinguido na passada quarta-feira, 12 de maio, com o Best Thesis Award promovido pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), com o apoio do Consórcio das Escolas de Engenharia (CEE).

Quando se candidatou ao “Best Thesis Award”, João Serra tinha a noção de que o seu trabalho concorreria diretamente com “teses de grande qualidade”, mas entendeu que deveria concorrer ainda assim. Volvidos alguns meses, não podia estar mais satisfeito com a decisão.“Obviamente sinto-me contente e muito agradecido pela orientação e pelo apoio do professor Carlos Fernandes, do professor Sérgio Matos e do Dr. João Felício”, salienta.

Depois de obter uma avaliação final de 20 valores, o trabalho intitulado “Dual-Band Beam Scanning Antenna for the Satellite Ka-Band Based on Rotary Transmit Arrays” acabou mesmo por ser escolhido pela APDC como o melhor na área de Telecomunicações.

Tendo em conta as previsões de que o aparecimento dos novos projetos de constelações de satélite, como o Starlink da SpaceX ou o Project Kuiper da Amazon, revolucione o acesso de banda larga à Internet a nível global, João Serra decidiu na sua tese de mestrado explorar desde já uma solução para tal, concebendo uma antena compacta, leve e de custos reduzidos para os terminais terrestres de ligações móveis bidireccionais na banda Ka para satélites. “Esta é a primeira antena de varrimento de feixe com ganho elevado a ser implementada através de um sistema rotativo de transmit arrays que funciona simultaneamente em duas bandas de frequência distintas e é insensível à polarização utilizada. Para isto, foi proposta uma nova abordagem para a implementação da antena que garante diagramas de radiação mais estáveis que a solução convencional”, salienta o aluno.

“Telecomunicações, em especial Antenas e Radiopropagação, é uma área que sempre me cativou e que tem inúmeros caminhos a explorar”, partilha João Serra.  Este interesse e as perspetivas de futuro que encontra na área levaram-no a querer prosseguir o seu percurso académico, frequentando atualmente o programa doutoral do DEEC na área de Telecomunicações sob a orientação do professor Mário Silveirinha.

Um prémio que distingue o talento nas áreas das tecnologias de informação e telecomunicações

Lançado em fevereiro de 2021, o Best Thesis Award pretende premiar o mérito dos estudantes das universidades representadas pelo Consórcio das Escolas de Engenharia, que reúne o Técnico, a FEUP, a Escola de Engenharia da Universidade do Minho, a Universidade de Aveiro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Esta 1.ª edição do galardão contou com 53 candidaturas, das quais apenas 46 cumpriam os critérios de elegibilidade.

Tópicos: