EPAV-Sintra veio conhecer os atuais desafios da inteligência artificial e robótica

No dia 21 de novembro, recebemos mais de 30 estudantes da Escola Profissional Alda Brandão (EPAV) de Sintra. A visita teve início com a apresentação do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, por parte de Daniela Leonardo, que abordou as áreas de científicas do departamento. Incluiu também a atual investigação de alguns dos docentes, como Catarina Barata, que explora as aplicações da inteligência artificial na medicina, e Paula Queluz, que integra a equipa responsável pelo projeto PORTRAIT, que propõe novos métodos de projeção de imagens omnidirecionais (360o) no plano, com o objetivo de minimizar a perceção das deformações das mesmas.

Os alunos conheceram também os cursos e as atividades extracurriculares disponíveis.

De seguida, participaram nos módulos de Inteligência Artificial e Robótica e de Redes e Computadores.

No primeiro módulo, o professor Alberto Vale falou sobre os desafio da inteligência artificial e da robótica ao longo dos anos, abordando algumas das profissões que existiam antes do desenvolvimento de tecnologias como os smartphones.

De seguida, no módulo de Redes e Computadores, os professores António Grilo e Paulo Pereira abordaram algumas das aplicações da "internet das coisas", incluindo o funcionamento do atendimento automático de algumas chamadas telefónicas e dos sensores de movimento.

A visita terminou com a habitual fotografia, na escada da torre norte.

Tópicos: