Áreas científicas do DEEC estão entre as 10 mais valiosas de 2024
Engenharia eletrotécnica, engenharia de computadores, engenharia aeroespacial e tecnologia de engenharia eletrotécnica estão entre as 10 áreas de estudo universitárias mais valiosas deste ano, segundo o Bankrate.
Os resultados indicam que os 10 diplomas mais valiosos são:
- 1.º Engenharia Eletrotécnica
- 2.º Engenharia de Computadores
- 3.º Engenharia de Petróleo
- 4.º Engenharia Aeroespacial
- 5.º Ciência de Materiais
- 6.º Engenharia Mecânica
- 7.º Tecnologia de Engenharia Eletrotécnica
- 8.º Engenharia Mecânica, Física e Ciência
- 9.º Engenharia Química
- 10.º Actuariado
O estudo foi realizado com base na pesquisa da Comunidade Americana do Census Bureau, nos Estados Unidos. Entre as suas componentes, incluiu os salários médios anuais e a taxa de desemprego de graduados que estavam empregados ou à procura de emprego e que possuíssem, no mínimo, o grau de licenciado.
Engenharia eletrotécnica lidera o ranking, apresentado um salário anual de 105 mil euros e uma taxa de desemprego de apenas 1,9%. No caso da engenharia aeroespacial, a remuneração chega aos 96 mil euros e a taxa de desemprego é semelhante. Por outro lado, engenharia de computadores apresenta um salário médio de 102 mil e uma taxa de desemprego de 2,1%. Em último destaque, a área de tecnologia de engenharia eletrotécnica atinge os 91 mil euros.
A lista inclui apenas cursos universitários de áreas científicas relativas a tecnologia, matemática e engenharias, mostrando que graduados em STEM têm uma maior probabilidade de atingir maiores salários, contrastando com cursos em artes e humanidades.