Docentes e alunos do DEEC são distinguidos no Dia do Técnico

No passado dia 23 de maio, decorreram as celebrações do Dia do Técnico, no Técnico Innovation Center. Ao longo do dia, que assinalou os 114 anos da instituição, foram distinguidos docentes e assistentes de ensino, pela sua contribuição ativa para o ensino de excelência, e alunos, pelo seu mérito académico. José Santos-Victor, investigador e docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, foi homenageado com o título de “Professor Distinto 2025”.
A manhã iniciou-se com a cerimónia de abertura, que contou com a participação do Professor Miguel Teixeira, e pela Vice-Presidente do Conselho Pedagógico, estudante Laura Zappavigna, que realçaram o elevado nível de qualidade do ensino vivido no Técnico. Seguiu-se a entrega de diplomas de Excelência Académica dos alunos de licenciatura e, posteriormente, de mestrado, que atingiram uma média igual ou superior a 18 valores, correspondendo à classificação de “A” segundo a Escala de Nota ECTS, incluindo vários alunos de engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Eletrónica, Engenharia de Telecomunicações e Informática, Engenharia Aeroespacial e Engenharia e Ciência de Dados.

Após a entrega dos diplomas aos estudantes, foram igualmente reconhecidos os docentes e assistentes de ensino que atingiram as melhores classificações, dadas pelos estudantes no final de cada semestre, destacando o seu empenho no ensino. Ao longo do evento, foram ainda distinguidos os melhores docentes do Técnico, correspondentes ao 1.º e 2.º ciclos de ensino e o vencedor da 1.ª edição do prémio José Tribolet. A manhã terminou com a sessão de encerramento, pelo presidente do Instituto Superior Técnico, Rogério Colaço.
Já a tarde iniciou-se com a inauguração do piano comunitário, disponível no Técnico Innovation Center, e da exposição "Arte com Ciência", do artista Leonel Moura, que liga estes dois universos através da utilização de robôs capazes de elaborar pinturas originais. Leonel Moura trabalha com algoritmos há cerca de 20 anos, afirmando que não teme a evolução da inteligência artificial.

Depois da Sessão Solene de abertura, com Rogério Colaço, houve a intervenção do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Engenheiro Fernando Almeida Santos e a assinatura do protocolo entre a Ordem dos Engenheiros e o Instituto Superior Técnico, com o Presidente do Instituto Superior Técnico, o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Engenheiro Fernando de Almeida Santos, e o Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, Engenheiro António Carias de Sousa.
Seguidamente, a cerimónia teve a intervenção de António Jarmela, presidente da Associação de Estudantes do Técnico e estudante de engenharia aeroespacial, que reforçou a importância do Técnico na construção do conhecimento e no combate à desinformação generalizada, destacando a sua ligação à sociedade. Também durante o seu discurso, o jovem chamou a atenção para alguns dos problemas vividos pelos estudantes, apontando a necessidade da comunidade académica estar atenta à saúde mental dos estudantes.

Durante a tarde, foram atribuídos os Diplomas Departamentais de Excelência no Ensino e Sucesso Académico, entre os quais foi destacado o Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. O diploma foi entregue a Nuno Horta, presidente do departamento.

Após um momento dedicado às novas contratações e evolução na carreira, aposentações e celebração de 25 anos de serviço e um destaque aos Embaixadores dos Valores Orientadores do Técnico, foram atribuídos os títulos de “Professor Distinto 2025" aos professores José Santos-Victor e Teresa Peña, que participaram também através de uma breve intervenção. José Santos-Victor contou um pouco da sua história, incluindo o seu percurso desde a licenciatura até à atualidade. Se pudesse definir o seu percurso numa palavra, seria "improvável", uma vez que foi marcado por diversas situações inesperadas, desde a junção de especialistas de diferentes áreas, às várias posições de liderança que alcançou, ao longo do mesmo.
A sessão terminou com algumas palavras de Luís Ferreira, reitor da Universidade de Lisboa.
Durante a noite, decorreu ainda a gala Técnico Alumni, onde foram atribuídos os prémios Jovem Empreendedora, a Maria Vilar, criadora da Immersiv Studios, e Carreira Alumni, a António Guterres, Secretário-geral da ONU, ambos alumni de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.
Veja a fotogaleria completa carregando no botão verde, através deste link.
