FST Lisboa apresenta novo protótipo: FST14

No passado dia 18, a equipa da Fórmula Student do Técnico apresentou, no Salão Nobre do campus da Alameda, o FST14, o seu novo veículo elétrico de alta velocidade que irá competir nas pistas de Portugal, Espanha e Alemanha neste verão. Este protótipo possui a capacidade de atingir os 100 km/h em menos de 2,5 segundos com piloto – e menos de dois de forma autónoma, tratando-se do carro mais leve desenvolvido pelos estudantes até à data.

O evento contou com a intervenção de Rogério Colaço, presidente do Técnico, que destacou as capacidades de resiliência, liderança e perseverança, o espírito de equipa e o conhecimento técnico adquiridos pelos membros da equipa, ao longo da sua passagem pela FST Lisboa. Tratando-se de um núcleo especializado na construção de carros para competição internacional de forma autónoma, o presidente realçou ainda que se tratam de "qualidades que não se aprendem dentro de uma sala de aula", tendo o contacto com desafios reais.

Após a equipa fazer uma retroespetiva do núcleo, dos seus 25 anos de existência, desde a construção do primeiro carro, participação nas categorias de veículo elétrico e de veículo autónomo, subiram também ao palco Luís Sousa, professor do Técnico, e Pedro Afonso, CEO da VINCI Energies - patrocinadora oficial da FST Lisboa - partilhando algumas das histórias vividas com os diferentes alunos.

De seguida, Nuno Lynce, líder da equipa, tomou a palavra, dando a conhecer as competições em que os estudantes irão participar. Reforçou ainda que a FST "não desenvolve protótipos, (...) forma pessoas", sendo a prova do potencial dos estudantes de engenharia do Técnico.

O momento teve também a participação de vários elementos da equipa, que explicaram as etapas de desenvolvimento do FST14 e a estrutura da competição. Miguel Velo, diretor do departamento de powertrain, detalhou como foram construídos e como funcionam os sistemas elétricos, incluindo de baixa e alta tensão.

Miguel Velo / Fotografia: Técnico

Terminadas as intervenções, todos os membros da equipa foram chamados ao palco, de forma serem apresentados aos público e a espera terminou com revelação do protótipo, no palco do salão nobre.

Após a apresentação, no interior do pavilhão central, o público teve também a oportunidade de conhecer todos os os protótipos desenvolvidos, através da exposição no átrio, e de interagir com os membros dos diferentes departamentos, que mostraram as várias componentes e sistemas do veículo.

A tarde terminou com uma demonstração de velocidade e precisão em pista, no estacionamento, inaugurando a época de competição.

👉 Veja a fotogaleria carregando no botão verde, através deste link.

Tópicos: