Técnico e Huawei formalizam protocolo de cooperação

O Instituto Superior Técnico e a Huawei formalizaram, no passado dia 12 de setembro, a assinatura de um acordo no âmbito do Protocolo de Cooperação InTele – Uma Iniciativa para as Telecomunicações. O principal objetivo desta parceria é atrair mais estudantes para a área das telecomunicações e criar melhores condições para o seu percurso académico.

Durante a cerimónia, o Presidente do Técnico, Rogério Colaço, destacou que este tipo de iniciativas representa “uma forma de abrir o Técnico à sociedade e gerar valor acrescentado”. Sublinhou ainda a longa relação de colaboração entre a instituição e a Huawei, empresa com presença em Portugal desde 2004. Também o professor Luís Correia, docente do DEEC, da área científica de telecomunicações, reforçou essa ideia, sublinhando que a intenção é proporcionar “condições mais atrativas para os estudantes de telecomunicações”.

O evento contou ainda com a presença de Wu Hao, CEO da Huawei Portugal, que afirmou ser “uma honra” estar no Técnico, referindo que a participação em projetos como este é uma forma concreta de “apoiar Portugal, especialmente as suas universidades”.

Desde maio de 2022, a Huawei integra o projeto InTele como parceira ativa, através da atribuição de um Prémio de Mérito ao melhor estudante do Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática, bem como de Bolsas de Estudo destinadas a apoiar dissertações de mestrado.

Importa recordar que, já em 2019, o Técnico e a Huawei tinham assinado um outro protocolo com o objetivo de promover a formação de engenheiros na área das telecomunicações.

Notícia: Técnico

Tópicos: