Um dos cinco finalistas do programa de aceleração “Lab2Market@Técnico” é do DEEC

As cinco equipas apuradas para a final deste ano do “Lab2Market@Técnico” – Lampsy, Nano4fresh, Sympathia Technologies, Strata Fox e Valuebug – participaram a 5 de março num workshop com o objetivo de trabalhar sobre as suas ideias e que marcou o início de mais uma edição do programa. A atividade decorreu no iStartLab, sob orientação de Luís Caldas de Oliveira, professor do Instituto Superior Técnico e diretor deste laboratório.

Os projetos selecionados foram:

Lampsy – Vicente Garção, Hugo Plácido da Silva, Mariana Lima Abreu, Joana Pinto (Pattern and Image Analysis Lab – Instituto de Telecomunicações Lx (IT))

O LAMPSY é um dispositivo de detecção de crises epiléticas integrado num candeeiro, que pretende oferecer maior tranquilidade a pacientes e cuidadores. Desenvolvido com algoritmos de aprendizagem automática, alcança mais de 99% de precisão. Permite monitorização remota e envia alertas para uma resposta rápida, prevenindo potencialmente a morte súbita em pacientes com epilepsia.

Nano4Fresh
 – Lívia Valle Dias, Laura Esteves, Ricardo Ferreira (Centro de Química Estrutural – CQE)

O Nano4fresh visa reduzir o desperdício de frutas e impulsionar o crescimento económico agrícola na União Europeia. Desenvolve materiais avançados para captura de etileno, com resultados promissores em estudos preliminares e validação prática.

Sympathia Technologies
 – Afonso Fortes Ferreira e Patrícia Bota (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e Nanotecnologias – INESC MN e Instituto de Telecomunicações – IT)

A Sympathia Technologies desenvolve uma meia inteligente que monitoriza o sistema nervoso para a supervisão de questões ligadas à saúde mental, visando melhorar os resultados terapêuticos. Com um MVP (minimum viable product) funcional validado em sujeitos saudáveis.

StrataFox
 – Luís Rosado, André Oliveira, Pedro Silva Faria (Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores – DEEC)

A StrataFox oferece controlo de qualidade em tempo real para fabricação de peças 3D em metal por adição de pó, garantindo consistência e confiabilidade. Detecta defeitos precocemente, possibilitando correções oportunas e descartes quando necessário.

Valuebug
 – Ana Paula Ribeiro e Luísa Margarida Martins (Centro de Químcia Estrutural – CQE)

Um processo sustentável para produzir quitosano de elevado peso molecular a partir de biomassa, envolvendo extração mecanoquímica da quitina e desacetilação mecanoquímica em quitosano, sem solventes e à temperatura ambiente.

O “Lab2Market@Técnico” é um programa de aceleração de inovação organizado pelo Técnico em colaboração com a Global IT Services Provider & Consultant | NTT DATA. O objetivo é encontrar a melhor forma de valorizar tecnologias desenvolvidas no Técnico, que podem gerar valor e resolver problemas da sociedade. As equipas são constituídas por professores, investigadores, estudantes de doutoramento e mestrado do Instituto Superior Técnico a desenvolver tecnologias e/ou projetos inovadores.

Os finalistas iniciam, agora, nove semanas de trabalho orientado por consultores da NTT Data e da i-Deals, parceiras desta iniciativa, até ao dia 29 de maio, data de apresentação dos pitches de cada equipa.

Ao longo destas nove semanas, as equipas selecionadas receberão 250 horas de consultadoria e formação. Nas primeiras quatro semanas, o trabalho foca-se no modelo de negócio e na construção do pitch. Já as últimas cinco destinam-se à aproximação ao mercado e contato com empresas e possíveis clientes.

Notícia original: Técnico Lisboa – Engenharia, Arquitetura, Ciência e Tecnologia (ulisboa.pt)